FANDOM

Silent Hill
SH1Boxart

Outros nomes
Silent Hill 1
Desenvolvedora
Team Silent
Publicadora
Konami
Lançado em
31 jan. 1999 (América do Norte)

4 mar. 1999 (Japão)

1 ago. 1999 (Europa)
Plataforma(s)
PlayStation, PlayStation Store (para PS3 e PSP)

Silent Hill (Colina Silenciosa), também conhecido como Silent Hill 1, é o primeiro lançamento da série de jogos de terror psicológico de sobrevivência Silent Hill. O jogo foi desenvolvido pela Team Silent e publicado pela Konami.

Foi lançado para o PlayStation na América do Norte em 31 de janeiro de 1999. Foi relançado na PlayStation Sotre para PlayStation Portable e PlayStation 3, mas não para PlayStation Vita (entretanto, pode ser jogado no Vita através do PS3 Remote Play, ou transferindo o jogo manualmente do PS3), ou PlayStation 4.

Silent Hill teve um enorme impacto e legado no gênero do terror de sobrevivência desde o seu lançamento, mostrando o que os jogos de terror são capazes de fazer. Acabou resultando em outros sete jogos, histórias em quadrinhos, dois filmes, etc. Foi também uma grande influência no gênero de jogos de terror e jogos focados em narrativa como um todo, mostrando como histórias de jogos eletrônicos podem ter emoção, profundidade, complexidade e significado.

Silent Hill 3 é uma continuação que se passa dezessete anos após o jogo, enquanto Silent Hill: Origins é uma prequela que acontece sete anos antes do jogo. Silent Hill: Shattered Memories é uma reimaginação do jogo e se passa num universo separado, compartilhando a premissa do jogo original.

O filme de 2006 Silent Hill (conhecido no Brasil como Terror em Silent Hill, e A Maldição do Vale em Portugal) é uma adaptação dos personagens e enredo do jogo, situado em seu próprio universo separado.

EnredoEditar

Silent Hill 1 Intro

Silent Hill 1 Intro

A cena de abertura apresenta o tom da história.

Silent Hill é uma pequena e tranquila cidade turística nos Estados Unidos conhecida por seu ambiente bem pacato, porém as lembranças de um trágico incêndio numa casa, onde uma garota chamada Alessa Gillespie "morreu", ainda assombram a cidade e seus habitantes. Tendo a sua esposa Jodie falecido de uma doença quatro anos atrás, Harry Mason é um pai solteiro com sua filha adotiva Cheryl. Harry ainda sofre pela morte de Jodie e para ajudar seu estado mental, Cheryl pede a ele para tirarem férias de descanso na cidade turística de Silent Hill, e Harry concede o pedido.

Devido à problemas no carro, Harry e Cheryl chegam nos erradores da cidade de Silent Hill à noite, seguindo a estrada curva ao lado de uma montanha. Enquanto dirige pelos arredores da cidade, Harry vê uma garota (uma projeção astral) atravessando a estrada. Harry desvia o seu carro para evitar que a atropele, porém com isso acaba se acidentando e fica inconsciente por conta da batida que ocorre em seguida.

NeblinaNeve

Harry Mason sozinho na nevosa e neblinosa Silent Hill.

Harry acorda mais tarde e descobre que Cheryl desapareceu, e é forçado a se aventurar na nevosa cidade para resgatá-la. Num primeiro momento, Harry nota que a cidade inteira, ou pelo menos a região da Velha Silent Hill, parece estar abandonada. Harry deixa a área para procurar sua filha e vê Cheryl correndo para longe, então ele imediatamente corre atrás dela. Seguindo-a pelas ruas de Silent Hill, ele se encontra indo de uma pequena rua residencial até um beco escuro.

O céu repentinamente escurece, uma sirene soa a distância, e quando Harry ilumina o local com um isqueiro, ele vê que tudo à sua volta se transformou no Otherworld. As calçadas da estrada tornaram-se grades e plataformas rústicas de metal, já as paredes, uma série escura e encardida de malhas e cercas com correntes. Tudo está coberto por ferrugem e sangue, arames farpados, e pode-se ver formas de corpos pendurados por trás da malha. Os sons de tinidos industriais e trituração de metal formam uma constante desarmonia do ruído ambiente. Sem lugar algum para ir, Harry segue o beco e encontra o corpo perturbador de um cadáver mutilado, pendurado numa cerca diante de si. Momentos depois, ele é atacado por pequenos monstros. Apesar de seu grande esforço, Harry acaba ficando sem saída e é "morto".

Cybil

Harry conhece Cybil Bennett no Cafe 5to2.

Ele acorda num café-restaurante praticamente vazio, chamado Cafe 5to2. Uma policial chamada Cybil Bennett da cidade vizinha, Brahms, aparece e após uma breve conversa, ela o entrega uma pistola e sai para procurar por ajuda. No café-restaurante, Harry acha e pega um mapa, uma faca e uma lanterna. Ao tentar sair do local, Harry ouve um rádio numa mesa próxima emitindo sons de interferência, fazendo Harry ir investigá-lo. Um monstro voador entra o local quebrando o vidro da janela e atacando Harry. Harry derrota o monstro com sua pistola e fica ali parado e descrente por um momento antes de deixar o café-restaurante. Harry logo encontra outros monstros pelas ruas cheias de neblina. Ele rapidamente descobre a utilidade do rádio, quando o mesmo começa a emitir sons de interferência intensamente ao aproximar-se de monstros. Seguindo uma pista deixada por sua filha, Harry acaba trilhando seu caminho à Midwich Elementary School para procurá-la.

AlessaCaldeira

Alessa Gillespie na sala da caldeira de Midwich.

Pela inspeção inicial dele, a escola está há muito tempo abandonada. Ao invés de alunos e professores, Harry encontra muitas crianças cinzentas ou Mumblers. Harry vai explorando, até que destranca a torre do relógio no pátio da escola. Ao alcançar o outro lado do local através do pátio, ele fica chocado ao saber que o mundo havia novamente se transformado no Otherworld. De novo, a já pouca luz é reduzida à nada mais do que a lanterna de Harry consegue iluminar, e todas as áreas sofreram uma mudança horrível, de volta às grades de metal e plataformas irregulares. Na escola do Otherworld, Harry vai à sala da caldeira. Dentro, a luz vem de um cadáver em chamas, iluminando uma criatura conhecida como Split Head – um grande lagarto com sua cabeça dividida em duas. Sendo derrotado, tudo se torna escuridão, e então a luz volta, revelando uma sala de caldeira comum. Uma garota, Alessa Gillespie, está encostada na caldeira. Ela vira-se à Harry e desaparece no ar.

Confuso, Harry deixa a escola. Ele ouve um sino de igreja tocando a distância e dirige-se para a Balkan Church, onde ele vê uma mulher orando num altar. Ela vira-se para Harry, e numa conversa que ele tem dificuldades de entender, ela apresenta-se como Dahlia Gillespie. Ela dá para Harry um item místico chamado Flauros e diz para ele se apressar para o hospital. Antes que Harry possa perguntar algo, Dahlia parte e Harry sai da igreja. Ele atravessa a ponte que leva à Central Silent Hill.

LisaEscondida

Lisa, se escondendo em baixo de uma mesa no hospital.

Harry chega no Alchemilla Hospital, onde ele encontra Michael Kaufmann, um médico que está desorientado, como Harry, sobre as circunstâncias atuais. Brevemente após este encontro, Harry enfrenta outra transição para o Otherworld, transformando o hospital na versão distorcida do hospital do Otherworld, infestada de enfermeiras-monstro. Ao longo do caminho ele também encontra Lisa Garland, uma enfermeira assustadíssima.

Embora ela saiba bastante sobre a cidade e sua história, Harry é impossibilitado de conseguir respostas antes de que ele fosse transportado de volta ao mundo de neblina, onde Dahlia reaparece e conta para ele que "Mark of Samael", um estranho símbolo que ele tem visto em vários locais, não pode ser completado, senão a escuridão irá devorar a cidade inteira.

Ao se encontrar com Cybil, que viu uma garota ao lago, os dois encontram um altar num antiquário, mas Harry desaparece da vista de Cybil, confundindo-a mais ainda. Harry, enquanto isso, encontra-se de volta no hospital com Lisa, que dá instruções de como chegar ao lago, mas também conta à Harry que ela sente que ela "não deveria sair do hospital". No caminho para o lago, Harry passa pelos esgotos e entra na área turística.

O jogador pode determinar o destino de Kaufmann (e o final do jogo) escolhendo ajudá-lo no Annie’s Bar e fazendo uma missão secundária - no final "Bom", Harry salva Kaufmann e cumpre a missão secundária. Kaufmann fica agradecido, mas logo deixa o local. Harry encontra num esconderijo de motocicleta, um misterioso frasco vermelho no tanque de gasolina, e Kaufmann reaparece e furiosamente o toma de Harry.

Logo depois, o Otherworld começa a invadir a cidade completamente. Ao reunir-se com Cybil, e decidir impedir que “Mark of Samael” se consume, Harry vai para o farol e Cybil vai para o Lakeside Amusement Park. Enquanto Cybil é atacada por algo desconhecido, Harry mais uma vez vê Alessa, e o símbolo, ao topo do farol, então Harry dirige-se para o parque de diversões.

CybilPossuída

Cybil Bennett controlada por um parasita.

No carrossel do parque de diversões, Cybil aparece, possuída por um parasita. O jogador pode escolher salvar ou matar Cybil, mais uma vez afetando o final do jogo. Com Alessa aparecendo de novo, Harry involuntariamente usa o Flauros para detê-la. Dahlia aparece, relevando que o manipulou a deter Alessa, como ele era a única pessoa capaz de chegar perto dela, e que Alessa na verdade é filha dela.

Silent Hill - Lisa Dies

Silent Hill - Lisa Dies

Lisa sangrando.

Com os poderes de Alessa fora de controle, Harry acorda e encontra-se de volta no mundo distorcido, parecido com o hospital, simplesmente conhecido como "Nowhere". Ele encontra Lisa, que começou a perceber que ela não é diferente das outras enfermeiras. Ela começa a se transformar na frente de Harry, que horrorizado, foge quando ela se aproxima. O diário de Lisa, deixado na sala, explica que ela era a enfermeira que ajudou Alessa em troca de uma droga em que era viciada, PTV, droga essa que Kaufmann fornecia. Em Nowhere, Harry vê um flashback de um encontro entre Dahlia, Kaufmann e dois médicos, discutindo a hospitalização de Alessa e o renascimento de Deus.

MãeDeDeus

Dahlia Gillespie animada pela chegada de Deus e o fim do mundo.

Harry logo encontra Dahlia, e possivelmente Cybil, caso ele tenha a salvo anteriormente, e também uma figura numa cadeira de rodas coberta por ataduras: Cheryl/Alessa recombinadas em uma só, com a projeção astral de Alessa por perto, sentada no chão. O flashback e as palavras de Dahlia explicam que ela sacrificou a própria filha no fogo, sete anos atrás, numa tentativa de nutrir e dar à luz ao Deus adorado por um culto fanático, do qual Dahlia é uma sacerdotisa, e que o Deus agora reside dentro do ventre de Alessa. Ao ser sacrificada, Alessa dividiu sua alma em duas para prevenir que Deus nascesse. A outra metade da alma manifestou-se como Cheryl, a qual Harry e sua esposa encontraram como um bebê na estrada fora de Silent Hill e consequentemente, a adotaram.

Incubus

Incubus, um deus monstruoso nascido de Alessa.

No presente, Alessa chamou Cheryl de volta à Silent Hill para que seu poder pudesse ser restaurado por completo. Alessa então inscreveu vários Selos de Metatrons pela cidade para purificá-la, matando a si mesma para prevenir o nascimento de Deus. Alessa manifestou-se como uma projeção astral na cidade para colocar as marcas que Harry viu, numa tentativa de manter Deus preso. Dahlia também revela que a "Marca de Samael" é na verdade o Selo de Metatron, e Dahlia usou Harry como uma marionete. Com o plano de Alessa arruinado e as duas metades de sua alma agora juntas, a criatura Deus começa a se manifestar.

Finais Editar

HarryCybil

Harry e Cybil olham para a bebê e sorriem.

Good+ (Bom+):

  • Complete a missão secundária do Kaufmann e salve a Cybil

Cybil tenta atirar em Dahlia, mas erra e Alessa e Cheryl fundem-se, transformando-se em Incubator. Kauffman então aparece, atirando em Dahlia e lançando Aglaophotis em Incubator. Quando é atingido pelo líquido, Incubator cai no chão, gritando enquanto Incubus emerge de suas costas. Incubus mata Dahlia. Harry então luta e derrota Incubus, e Incubator o entrega um bebê (que é revelado a ser Heather Mason em Silent Hill 3) e o mostra a rota de escape. Harry, Cybil e Kaufmann tentam escapar, mas Lisa Garland, coberta de sangue, aparece e puxa Kaufmann para trás, abismo adentro com ela. Harry e Cybil continuam sua fuga; no entanto, o Otherworld está colapsando rápido demais para que eles consigam escapar por si próprios, então Incubator usa o restante de seu poder para deter a destruição do mundo para que escapem. Incubator é, então, consumido pelas chamas e Cybil e Harry escapam juntos com o bebê. A música deste final é "Tears Of...".

HarryHeather

Harry sai da cidade com a bebê.

Good (Bom):

  • Complete a missão secundária do Kaufmann e mate a Cybil

Alessa e Cheryl fundem-se, transformando-se em Incubator, mas Kaufmann aparece, atirando em Dahlia e lançando Aglaophotis em Incubator. Quando é atingido pelo líquido, Incubator cai no chão, gritando enquanto Incubus emerge de suas costas. Incubus mata Dahlia. Harry derrota Incubus e Incubator o entrega um bebê e o mostra a rota de escape. Enquanto Harry foge, Kaufmann tenta segui-lo, mas é detido por Lisa. Incubator é consumido pelas chamas. Harry, com segurança, consegue chegar à estrada nos arredores da cidade e olha para o céu, aturdido com tudo o que aconteceu. O Book of Lost Memories afirma que este é o "final ortodoxo" conectado ao terceiro jogo. A música deste final é "Killing Time".

Silent Hill Bad Ending +

Silent Hill Bad Ending +

Final ruim+.

Bad+ (Ruim+):

  • Não complete a missão secundária do Kaufmann e salve a Cybil

Alessa e Cheryl fundem-se, transformando-se em Incubator, que mata Dahlia. Cybil então aparece e tenta matar Dahlia, mas falha. Harry então batalha com Incubator que, depois de derrotado, agradece à Harry. Harry então desaba em sofrimento pela perda de sua filha. Cybil vai até Harry, dá-lhe um tapa no rosto e diz para ele para ir embora, enquanto o Otherworld colapsa ao redor deles. A música deste final é "She".

HarryMorto

Harry, morto, em seu jipe.

Bad (Ruim):

  • Não complete a missão secundária de Kaufmann e mate a Cybil

Alessa e Cheryl fundem-se, transformando-se em Incubator, que mata Dahlia. Harry então batalha com Incubator que, depois de derrotado, agradece à Harry e diz adeus. Harry é então visto sangrando pela cabeça, inconsciente em seu carro, sugerindo que tudo o que aconteceu em Silent Hill foi apenas um sonho enquanto estava morrendo. Este final é irônico porque em um ponto do jogo, Harry pressupõe isto ao pensar se tudo o que está acontecendo com ele é apenas um sonho que ele está tendo em um hospital após um acidente de carro. A música deste final é "Esperándote", cantada em espanhol.

Silent Hill UFO Ending

Silent Hill UFO Ending

Harry é abduzido por aliens.

UFO (OVNI):

Quando Harry usa Channeling Stone pela quinta vez no topo do farol, um grupo de OVNIs é visto no céu. Com os OVNIs aterrissando, a cutscene muda para um estilo de apresentação de imagens animada. Harry tenta perguntar aos alienígenas se eles têm visto sua filha, mas atiram nele e é levado para dentro da nave espacial. Os OVNIs decolam e os créditos rolam.

Jogabilidade Editar

O objetivo do jogador é guiar Harry Mason pela aparentemente abandonada cidade de Silent Hill enquanto ele procura por Cheryl. A jogabilidade consiste em combate, exploração, e solucionar enigmas. A vibração do controle é usada para indicar os batimentos cardíacos de Harry e vibrará quando estiver com pouca vida.

O jogo usa "controle de tanque", onde o jogador deve imaginar que está controlando Harry como um tanque. Harry pode pular para trás se o jogador segurar quadrado e para baixo. Por conta do controle de tanque, é essencial que o jogador aprenda como atirar e andar para trás ao mesmo tempo.

O jogador deve regularmente entrar na tela de inventário para checar a vida de Harry, usar itens e equipar diferentes armas.

Harry confronta monstros com armas brancas e armas de fogo. Um rádio portátil alerta Harry sobre a presença de criaturas próximas, emitindo som de interferência. A lanterna de Harry ilumina áreas escuras.

SH1OpçõesExtras

Menu de opções extras.

Embora o jogo não mencione isto, o jogo possui um menu de opções extras escondido. Para acessá-lo, abra o menu de opções e pressione L1, L2, R1 ou R2 para abrir o menu extra. O jogador pode mudar a cor do sangue, ajuste de balas, entre outras coisas. Se o jogador não quiser segurar um botão para correr toda a hora, é possível mudar o "Walk/Run Control" ("Controle de Caminhada/Corrida") para o modo "Reverse" ("Reverso"), então Harry, por padrão, se movimentará correndo, e segurando um botão andará.

Música Editar

SH1ST

Silent Hill Original Soundtracks

Silent Hill Original Soundtracks (Trilha Sonora Original de Silent Hill) foi lançada no Japão em 5 de março de 1999, pela Konami Music Entertainment, inc. e contém as músicas do jogo. Todas as faixas foram compostas por Akira Yamaoka, exceto por "Esperándote", que foi composta por Rika Muranaka.

Recepção Editar

Silent Hill recebeu no geral críticas positivas, ganhando uma pontuação de 86/100 e 84.99% nos sites de avaliações agregadas, Metacritic e GameRankings, respectivamente. O jogo vendeu mais de duas milhões de cópias.

Muitos fãs consideram Silent Hill como uma obra-prima e um clássico do terror de sobrevivência, trazendo inovação e terror verdadeiro ao gênero. Adicionando à atmosfera, estava o áudio e a música ambiente, que foram bem recebidos e considerados perturbadores.

Silent Hill foi o primeiro jogo eletrônico de terror de sobrevivência, em terceira pessoa totalmente 3D (exceto por Overblood, mas o "terror" e "medo" do jogo é quase inexistente). Diferente de Resident Evil e Alone in the Dark que usavam fundos pré-renderizados, Clock Tower era em 2.5D e tinha uma interface point-and-click, e System Shock era em primeira pessoa.

RostoHarry

Estes gráficos foram elogiados por sua qualidade, na época.

HarryLisa

Uma amostra dos gráficos.

Embora os gráficos estejam datados para os padrões atuais, os gráficos de Silent Hill foram elogiados em sua época, demonstrando o poder do PlayStation. Neblina e escuridão foram fortemente usadas para disfarçar as limitações do hardware. Sobre as texturas granuladas e pixeladas, também por limitações de hardware, a maioria dos críticos sentiram que estes fatores, na verdade, trabalharam a favor do jogo; IGN descreveu como "adiciona à atmosfera de deterioração e ruína" e dando ao jogo uma sensação "distorcida" e "profunda".

O jogo também foi elogiado pelo uso do recurso de vibração do controle Dualshock, que os críticos comentaram que adicionavam à qualidade imersiva do jogo. O uso de luz e som do jogo também foi elogiado pela sua qualidade de construir tensão.

Menos bem recebida foi a dublagem, que foi considerada mediana no geral pelos críticos, que tinha longas pausas entre as falas que quebravam a atmosfera. Alguns críticos também viram problema com a história vaga, que deixou muitas perguntas não respondidas e devido aos múltiplos finais, não tinha um encerramento concreto. Os controles de tanque e ângulos de câmera também foram criticados por serem truncados.

Curiosidades Editar

LojaFANS

Letreiro da loja com o ano.

HarryJeep

Jeep Wrangler vermelho do Harry.

  • O ano exato em que o jogo se passa é desconhecido. O jipe de Harry é um Jeep Wrangler de 1987-1995, evidente por sua grade e faróis dianteiros. O letreiro de uma loja no jogo diz "desde 1987", sugerindo que o jogo não se passa antes de 1987. Entretanto, o diário de Alex Shepherd, diz que o ano é 1983.
  • A cor do menu de itens é diferente, dependendo da dificuldade do jogo. Verde representa Easy (Fácil), azul representa Normal, e roxo representa Hard (Difícil).
  • Em dificuldades maiores, mais inimigos podem aparecer em certas áreas. Também podem aparecer inimigos mais fortes no lugar em que inimigos normais seriam encontrados.
  • A versão européia da demo de Silent Hill tinha crianças cinzentas ao invés de Mumblers.
  • Conectar o Konami Justifier no PlayStation fará com que Hyper Blaster seja desbloqueado.
  • No começo do jogo, quando Harry é atacado pela primeira vez por crianças cinzentas ou Mumblers, ele pode tentar correr de volta pelo caminho de onde veio, mas só descobrirá que o portão repentinamente ficou trancado.
TVdoMal

Alessa nas TVs.

  • Um vídeo de Cheryl chorando pode ser visto numa televisão dentro de Silent Hill Town Center. Se o jogo for pausado, uma imagem de Alessa pode ser vista poucas vezes.