FANDOM

Silent Hill 2
SH2
Desenvolvedora
Team Silent
Creature Labs (PC)
Publicadora
Konami
Lançado em
24 set. 2001 (América do Norte)

27 set. 2001 (Japão)

23 nov. 2001 (Europa)
Plataforma(s)
PlayStation 2, Xbox, PC

Xbox 360 (HD Collection)
PlayStation 3 (HD Collection)

Silent Hill 2 (Colina Silenciosa 2) é o segundo jogo da série de terror de sobrevivência Silent Hill e o primeiro jogo da série a ser lançado para o PlayStation 2. O jogo foi desenvolvido pela Team Silent e publicado pela Konami. Foi lançamento na América do Norte em 24 de setembro de 2001.

Uma versão mais definitiva do jogo, Silent Hill 2: Restless Dreams, foi relançada com novos recursos como um dos "Greatest Hits" para PlayStation 2 e portada para Xbox e PC. É conhecida como Silent Hill 2: Saigo no Uta ("A Canção Final") no Japão, e na Europa, Silent Hill 2: Inner Fears (Medos Internos) para Xbox e Silent Hill 2: Director's Cut para PC e PS2. Ela apresenta um Final UFO adicional, uma nova história chamada Born from a Wish (Nascida de um Desejo), gráficos e efeitos de luz melhores, e exclusivamente para a versão de PC, a possibilidade de poder salvar em qualquer lugar, trocar de armas sem abrir o menu, e uma galeria de vídeos.

Foi mais tarde relançado em resolução de alta definição com novas vozes opcionais, junto com Silent Hill 3, em Silent Hill HD Collection para Xbox 360 e PlayStation 3.

EnredoEditar

Letter from Silent Heaven (Carta do Céu Silencioso)Editar

ReflexoJames

James Sunderland, o protagonista.

James Sunderland chegou na cidade de Silent Hill após receber uma carta de sua esposa, Mary, apesar dela ter morrido de uma doença crônica três anos atrás. A carta diz que Mary está esperando por James no "lugar especial" deles, o que confunde James, já que toda a cidade de Silent Hill era o "lugar especial" deles. Apesar de James considerar se a carta é uma pegadinha de alguém com um senso de humor deturpado, ele nota que a carta foi claramente escrita com a caligrafia de Mary, e quem escreveu sabe que James uma vez fez uma promessa de retornar à Silent Hill com Mary e que ele nunca cumpriu essa promessa.

Depois de deixar o deque de observação da cidade e caminhar até Silent Hill, James entra num cemitério e conhece Angela Orosco, uma moça nervosa que veio para a cidade procurar por sua mãe desaparecida. Ela avisa James que tem algo de "errado" com Silent Hill e que pode ser perigoso, mas ele ignora seus avisos, dizendo que ele não se importa se é perigoso, e que ele planeja encontrar a pessoa desaparecida dele também.

Quando James chega em Silent Hill, ele descobre que essa não é a mesma linda cidade que era alguns anos atrás. Além da bizarra e onipresente neblina, a cidade inteira parece estar abandonada e apodrecendo. Criaturas macabras, vagamente humanoides, estão vagando pelas ruas e tentando atacar James sempre quando podem. Quando ele descobre que o caminho para seu primeiro destino, o Parque Rosewater que fica à beira do lado, está bloqueado, James decide passar por um condomínio de apartamentos para conseguir alcançar o local que ele acredita que pode ser o "lugar especial" que Mary mencionou em sua carta.

Sh2angela

Angela Orosco considerando o suicídio.

Dentro do condomínio, James brevemente encontra uma garotinha que pisa em sua mão e corre para longe, fugindo. Logo após isso, ele encontra o Cabeça de Pirâmide, um monstro humanoide cuja cabeça tem o formato de uma pirâmide gigante de metal. James mais tarde encontra um moço com sobrepeso, Eddie Dombrowski, enquanto Eddie está vomitando no banheiro de um dos apartamentos. Eddie defensivamente responde às perguntas sobre o corpo que está na geladeira do apartamento. Em outro condomínio de apartamentos, James encontra Angela de novo, desta vez ela está deitada, na frente de um grande espelho, considerando o suicídio com uma faca em sua mão. Tentando convencê-la a não se suicidar, James a persuade a entregar-lhe a faca pelo bem dela, e Angela foge anormalmente em pânico e então continua a procurar por sua mãe.

LauraNoMuro

Laura no muro.

Após James sair do condomínio de apartamentos, ele encontra a garotinha em cima de um muro coberto por grafiti. Ele frustrado a confronta, e ela revela que conhece Mary e diz que James "nunca a amou", e então ela salta e desce para o outro lado do muro antes que James pudesse perguntar algo mais.

Quando James finalmente chega no Parque Rosewater, ele conhece uma mulher chamada Maria, que parece praticamente idêntica à sua recém-falecida esposa Mary, porém Maria mostra mais de seu corpo e tem uma atitude mais arrogante. Durante seu tempo juntos, Maria revela saber de coisas que somente ele ou Mary saberiam, e Maria age de uma forma muito sedutora com James. Ela acompanha James em sua tentativa de chegar em seu segundo local que ele imagina ser o "lugar especial", o Hotel Lakeview, onde ele e Mary uma vez ficaram. James entra no Bowl-O-Rama do Pete, onde ele encontra Eddie de novo. Ele também vê a garotinha, que corre logo que vê James. Eddie então revela para James que o nome dela é Laura. Do lado de fora, Maria diz ter visto Laura e, por se preocupar com a menina, faz James tentar encontrá-la.

Depois de passar pela Noite do Paraíso, James e Maria veem Laura entrar o Hospital Brookhaven. Enquanto está explorando o hospital, Maria fica doente e descansa num dos quartos do hospital. James encontra Laura em um dos quartos, mas ele fica bravo quando ela diz ter conhecido Mary no ano passado, claramente contradizendo a crença dele de que Mary morreu há três anos. Laura o responde trancando-o num quarto cheio de monstros presos em gaiolas penduradas, tendo o enganado dizendo que ali havia uma carta de sua esposa.

MariaBrava

"Por que você não tentou me salvar? Você só se importa com essa sua esposa morta!"

Após derrotar os monstros, o hospital sofre uma mudança drástica para o Outromundo, onde James retorna ao quarto em que Maria estava, e descobre que ela desapareceu. Depois James encontra Maria no porão do hospital, entretanto, Maria fica brava, dizendo que James a abandonou e que ele não se importa em vê-la viva depois dela ter supostamente morrido. Após ela se acalmar, eles continuar a procurar por Laura. Cabeça de Pirâmide aparece e persegue James e Maria pelo porão do hospital. Cabeça de Pirâmide consegue massacrar Maria enquanto eles tentam escapar pelo elevador. Sozinho de novo, e entristecido pela perda de Maria, James decide focar novamente em seu objetivo incial, encontrar Mary. Ele deixa o hospital e encontra uma chave enterrada em baixo de uma estátua no Parque Rosewater, que o leva até o museu da Sociedade Histórica de Silent Hill.

MariaCela

Maria no labirinto.

A Sociedade Histórica se torna uma exploração de dois níveis: a Prisão Toluca e um labirinto onde o Cabeça de Pirâmide se encontra. Nesta área, James encontra Maria, milagrosamente viva e trancada numa cela de prisão, que o recebe no local aparentando ter memórias que Mary tinha. Maria diz que eles só se separaram no porão do hospital e que ela não tinha morrido. James diz que vai libertá-la, mas quando ele consegue alcançar o outro lado da cela, ele descobre que Maria havia sido misteriosamente assassinada. Com um artigo de jornal, James descobre que Angela matou o próprio pai, que sexualmente e fisicamente abusava dela, sob a conivência de sua própria mãe. James salva Angela de uma monstruosa representação de seu pai, e então ela descarrega sua ira na criatura. Angela expressa desconfiança sobre James, e homens em geral, pela experiência dela, estão "atrás de uma coisa só" (sexo). Ela também chama James de mentiroso e diz que ele "provavelmente não queria mais a Mary por perto" antes de sair do local.

Festa

Eddie enlouquece.

Próximo ao fim do labirinto, James encontra Eddie, que enlouquece depois de uma vida de bullying e abuso verbal por parte de seus colegas devido à sua aparência física e por ter sobrepeso. Eddie revela que matou o cachorro de um jogador de futebol que o assediava e então atirou na perna do dono do cachorro. Fica claro que Eddie não está bem mentalmente e está disposto a matar o próximo que rir dele. James imprudentemente pergunta a Eddie se ele "ficou doido", instigando uma luta entre os dois. James mata Eddie por legítima defesa e fica em choque, com vergonha de si mesmo. James questiona sua percepção dos acontecimentos que o levaram a chegar na cidade. A carta que ele havia supostamente recebido de Mary fica em branco, indicando que a carta era algo que na realidade nunca existiu. James deixa o labirinto e rema um barco até o Lakeview Hotel, na esperança de encontrar Mary.

LauraEJames

James decide contar a verdade para Laura.

No restaurante do hotel, James encontra Laura e ela entrega para ele a carta que ela tinha dito estar procurando antes, e a carta revela que Mary queria adotá-la além de confirmar que Laura havia conhecido Mary no ano anterior. No Quarto 312, James assiste à uma fita de vídeo que ele aparentemente tinha deixado no hotel há três anos, e tal fita mostra que ele matou sua esposa doente, em estado terminal, sufocando-a com um travesseiro. Por poucos instantes, James quietamente se senta, percebendo a verdade e encarando sua culpa psicológica. Laura, pronta para sair da cidade, encontra James e ele escolhe revelar a verdade para ela. Laura fica irada com ele por ter matado Mary, gritando que o odeia, e então silenciosamente ela sai do quarto. O rádio que James esteve carregando para avisá-lo quando monstros estão se aproximando começa a soar uma mensagem de Mary, pedindo que ele a encontre.

VoceVaiMeAmar

Angela na escada em chamas.

James explora o resto do hotel, descobrindo que o mesmo está arruinado e apodrecendo, e agora não é nada mais que os restos de uma construção que foi incendiada. James então encontra Angela numa escadaria em chamas, de pé, com um olhar vago diante de dois cadáveres masculinos esfolados e ensanguentados, costurados em um quadro, simbolizando seu pai e irmão mortos. Angela pede que James devolva sua faca, para então cometer suicídio. James não obedece. Enquanto james sobe as escadas em chamas, James diz que o lugar está quente como o inferno, e ela responde, "Para mim, é sempre assim", querendo dizer que sua vida foi sempre um inferno vivo. Angela então desaparece além das chamas.

Na recepção do hotel, James encontra Maria, ressuscitada mais uma vez, pendurada de cabeça para baixo e gritando pela ajuda de James. Ela é imediatamente morta por dois Cabeças de Pirâmide. James então percebe que eles foram criados para puni-lo por seus pecados, e então prossegue para lutar contra a dupla. Depois de estarem suficientemente enfraquecidos, eles empalam a si mesmos com suas próprias lanças, como se indicassem que seu propósito foi cumprido.

Cobertura

James reencontra Mary entristecida na cobertura.

James é levado à um corredor onde ele uma conversa que teve com Mary quando ela ainda estava viva. Na situação, James havia levado flores para Mary. Ela as recusa, frustradamente gritando com James, dizendo que ela estava nojenta demais para merecer flores. Ao fim da conversa, Mary desesperadamente pede que James fique com ela. A lembrança termina, e James entra num grande complexo metálico com uma escadaria enorme. Ao topo dessa escadaria, na cobertura, ele encontra uma mulher que se parece com Mary, mas depois se transforma num monstro depois de ficar irada com ele. Após derrotar esse último demônio, o jogo chega a um final.